Micrões ganham as ruas de Ilhéus e Itabuna.
Os rodoviários de Ilhéus estão na chiadeira contra o sindicato e as empresas de transporte coletivo de lá. A São Miguel instituiu o motocobra e, agora, os motoristas são obrigados a dirigir e a cobrar passagem dos usuários, ganhando um adicional de apenas R$ 50,00 no salário.
Além da sobrecarga de trabalho dos motoristas, a categoria alega que, pelo menos, 20 cobradores já foram demitidos com a substituição da frota de ônibus convencionais pelos “micrões”, que têm tamanho semelhante e carregam quase igual número de passageiros.
Dirigente da São Miguel na Câmara: lobby pela legalização dos "motocobras".
Nesta semana, a direção da São Miguel foi à Câmara para fazer lobby pela alteração da Lei Orgânica do Município (LOM) para que a prática do motocobra seja legalizada em Ilhéus, segundo denunciam sindicatos e associações de moradores. ‘Motocobras’ estariam cumprindo uma jornada diária de até 19 horas de trabalho.
Em Itabuna, a São Miguel utiliza os ‘motocobras’, assim como a concorrente Expresso Rio Cachoeira. A categoria estranha o silêncio do Sindicato dos Rodoviários, lá e cá. A eliminação de postos de trabalho - lá e cá - passa dos 50 cobradores, de acordo com estimativa.
Esta entrada foi postada as quinta-feira, abril 2nd, 2009
Em respostas para “‘MOTOCOBRA’ GERA DEMISSÕES NO TRANSPORTE COLETIVO”
Boaventura R. de Souza Diz: abril 2nd, 2009 at 23:15
Prezado Jornalista.
Foi com muita surpresa que lemos a noticia dada por este site onde mistura a atuação de nosso sindicato com as empresas de transporte coletivo, e para melhor esclarecer os fatos colocados na matéria temos que fazer algumas ressalvas ao publicado.
1- Motoristas que cumprindo a dupla função de cobrar nos ônibus, nesta nossa região são filhos do sindicato de Itabuna, é só ver os carros da Rota, que fazem a linha entre nossas cidades e verificar a quantos anos isso tem sido praticado.
2- Na função de motorista descrita pelo Ministério doTrabalho e Emprego, existe também a possibilidade de um mesmo profissional dirigir e cobrar.
3- Se na descrição da profissão já esta estabelecida a possibilidade da dupla função, cabe ao Sindicato pressionar os governos municipais para que não permitam por força do contrato de conseção a não acabar com a função de cobrador, pois o que as empresas estão fazendo muito embora seja legal, é imoral, pois gera desemprego e quem ter poder para resolver o impasse é o poder concedente do transporte coletivo, no caso a prefeitura.
4- O nosso Sindicato luta e continuará lutando para que os cobradores tenham seus empregos garantidos, no entanto sabemos que é uma situação difícil, pois, vejam, quantos trabalhadores da indústria do cacau, por exemplo, perderam seus empregos com a instalação de maquinas? e o sindicato nada pode fazer.
5- Não podemos ser demagógicos, como alguns segmentos do movimento sindical, que invés de lutarem em suas bases, ficam o tempo todo procurando as luzes da imprensa, assim insetos em volta da lâmpada.
6- Estamos na luta, só não vamos enganar os trabalhadores como propostas irrealizáveis, por mais dura que seja a realidade é melhor falar a verdade do que enganar pais e mães de família por pura demagogia.
Boaventura Rodrigues de Souza.
Cobrador e Presidente do Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus-UGT
Nenhum comentário:
Postar um comentário