O Sindicato dos Rodoviários de Itabuna e Região iniciou esta semana a segunda rodada de negociações da campanha salarial 2009/2010 com os representantes das empresas de transporte coletivo. Ao mencionar as dificuldades de avanço nas discussões, o presidente do sindicato, Joselito Paulo dos Santos (Pé de Rato), chama atenção para a defasagem salarial dos motoristas.
“Um motorista em Itabuna recebe atualmente R$ 805,00, enquanto o mesmo profissional no município de Vitória da Conquista recebe mensalmente R$ 926,00, com previsão de ultrapassar o equivalente a dois salários mínimos após o acordo coletivo a ser celebrado ainda este ano”, exemplifica.
Joselito afirma, aliás, que esta defasagem se arrasta há 10 anos, período em que, segundo os diretores, foram feitos acordos coletivos prejudiciais à categoria. “No acordo celebrado pela diretoria anterior do Sindirod havia uma cláusula que permitia desconto no salário do cobrador que fosse vítima de assalto no horário de trabalho. Isso é um desrespeito ao trabalhador”, critica o advogado Iruman Contreiras, do departamento juridico do sindicato.
Notícia publicada em 17/04/2009 (3 semanas atrás) às 11:09. Por Diário, O Jornal do Sul da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário