Trata-se de pesquisa quantitativa e qualitativa executada por meio da análise das respostas e relatos de 80 idosos portadores de passe livre no transporte coletivo urbano da Capital Federal.
A maioria (52,5%) dos idosos entrevistados presenciou, ou vivenciou, maus tratos no transporte coletivo urbano da Capital Federal. A análise dos relatos apresentou, como principais problemas, a ocorrência de agressão verbal por parte de cobradores das vans (transporte alternativo) no interior dos coletivos e o uso de assentos exclusivos para idosos por passageiros mais jovens.
As reclamações mais freqüentes foram: desrespeito ao direito como cidadão e desobediência dos motoristas que não atenderam ao sinal de entrada e descida dos passageiros. A maioria dos idosos entrevistados está insatisfeita com o tratamento recebido no transporte coletivo urbano da Capital Federal.
Ressalta-se a importância da adoção de políticas públicas específicas que coíbam maus tratos a este segmento da população.
Alda Abrahão Faiad Góes
Carmen Jansen de Cárdenas
Lucy Gomes
Adriano Bueno Tavares
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília. Brasil. Contato: aldafaiad@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário